tag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post5976001634741854687..comments2023-11-03T07:45:42.051-03:00Comments on BLOG JAZZ + BOSSA + BARATOS OUTROS: UM PASSEIO PELO LADO ENSOLARADO DA RUA, AO LADO DE LEROY VINNEGARÉrico Cordeirohttp://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comBlogger28125tag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-28463724694318204642009-06-10T22:13:36.394-03:002009-06-10T22:13:36.394-03:00Caro Tandeta,
Como já tive a oportunidade de lhe d...Caro Tandeta,<br />Como já tive a oportunidade de lhe dizer antes, o meu conhecimento de teoria musical é próximo do zero (só fui aprender a diferença entre melodia e harmonia naquele ótimo dvd "Coisa Mais Linda", sobre a bossa nova, onde o grande Roberto Menescal explica essa diferença e ilustra o que é uma e outra).<br />Seus comentários são sempre bem-vindos e dão uma dimensão técnica sobre o assunto que eu jamais poderia sequer cogitar. Não se acanhe - percebendo um erro desse, acione a caixinha de comentários e mande ver!!! A casa é sua e vindo de você qualquer observação é sempre apropriada.<br />O que eu quis dizer é que o baixo faz a "marcação", como se diz popularmente (e aí também, por favor, corrija-me se o termo exato não for esse). <br />Grande abraço e valeu a dica de mestre!!!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-88620284236547027662009-06-10T20:20:28.920-03:002009-06-10T20:20:28.920-03:00Caro Erico,
otima lembrança esse post sobre Leroy ...Caro Erico,<br />otima lembrança esse post sobre Leroy Vinegar .<br />Só uma coisinha: o contrabaixo não toca a "linha melodica original". Ele toca a harmonia da musica,mostrando a forma da composição. São arpejos dos acordes e suas correspondentes escalas dentro da harmonia da composição. Assim ele apenas com linhas (uma nota de cada vez)mostra a harmonia e a forma da composição. Claro que com variações ,não é o tempo todo igual . O walkin' bass é, simplificando, para o jazz o que o baixo continuo é para a musica barroca. <br />Espero estar ajudando.<br />AbraçoAndre Tandetanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-59230704108298051702009-06-08T16:47:58.781-03:002009-06-08T16:47:58.781-03:00Mestre Raffaelli,
Tenho o CD do Dudu Lima (Ouro de...Mestre Raffaelli,<br />Tenho o CD do Dudu Lima (Ouro de Minas) e li o belo texto de apresentação que você escreveu. Não conheço o DVD, mas deve ser muito bom, a levar em conta a qualidade do músico e o repertório. Não sabia dessa história do "The Pendulum at Falcon's Lair" (talvez a mais conhecida das composições de Pettiford).<br />Do Teddy Edwards só tenho em coletâneas ou como sideman - nadica de nada como líder, mas vou tentar conseguir alguma coisa, pois seus predicados são soberbos.<br />Grande aabraço!!!!!!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-52660339955167867812009-06-08T14:25:38.295-03:002009-06-08T14:25:38.295-03:00Caro Érico,
Dudu Lima é uma "monstro" a...Caro Érico,<br /><br />Dudu Lima é uma "monstro" ainda quase dsconhecido entre nos.<br />Escrevi o texto do seu CD recentemente lançado, que é aompanhado do respectivo DVD. Ele abre o DVD tocando "Brasileirinho" num andamento supersônico alucinante que é um desafio aos demais baixistas.<br /><br />Teddy Edwards é outro grande underrated que se soma a inúmeros, infelizmente. Tenho alguns dos seus discos, incluindo seus primeiros registros de 1946, que inclui o clássico "Blues in Teddy's Flat". Talvez tenha sido underrated por tocar bebop e hard bop na West Coast quando a onda lá era outra. É o caso típico de estar no lugar errado e na hora errada. <br />Tenho dois CDs dele espetaculares com a seção rítmica Joe Castro (piano), Leroy Vinnegar e Billy Higgins (drums). Joe Castro posteriormente casou-se com a multimilionária Doris Duke, dona da imponente mansão Falcon's Lair, em San Francisco, celebrada na composição "The Pendulum at Falcon's Lair", do grande Oscar Pettiford.<br />Teddy Edwards tinha uma sonoridade pessoal inconfundível e tocava os blues com uma convicção e acento negróide ímpares. <br />Keep swinging,<br />RaffaelliJosé Domingos Raffaellinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-66088063874547412642009-06-07T11:21:26.004-03:002009-06-07T11:21:26.004-03:00Grande Fábio, seja muito bem vindo. Já adicionei o...Grande Fábio, seja muito bem vindo. Já adicionei o seu blog aos meus favoritos e estarei sempre por lá. Desnecessário dizer que faço a mais absoluta questão da presença de qualquer fã ardoroso de Coltrane e quando o fã tem as suas qualificações, essa questão passa a ser uma verdadeira exigência.<br />Integre-se à turma e "keep swinging", como costuma dizer o nosso grande Mestre José Domingos Raffaelli.<br />Um cordial abraço!!!!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-66592662039421701032009-06-07T10:20:44.198-03:002009-06-07T10:20:44.198-03:00Bom blog Érico,
Mais um que entra para minha list...Bom blog Érico,<br /><br />Mais um que entra para minha lista de blogs fundamentais sobre o estilo.Parabéns e grande abraço.Let's spread the feeling of jazz all around !!fabiopireshttps://www.blogger.com/profile/16713950289606277477noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-21874395015996674722009-06-06T19:09:13.312-03:002009-06-06T19:09:13.312-03:00Caro Edú, obrigado pela dica. Estou no aguardo, an...Caro Edú, obrigado pela dica. Estou no aguardo, ansiosamente!!!<br />Tenho o ótimo "McCoy Tyner with Stanley Clarke and Al Foster", onde o baixista usa, em quase todas as faixas, o baixo acústico, com um resultado extraordinário, com direito à segunda melhor versão de "Will You Still Be Mine?" que já ouvi (a primeira é aquela que abre o The Musings Of Miles").<br />Aproveito para convidá-lo a opinar no primeiro desafio JAZZ + BOSSA (onde fui amarrar meu simplório burrinho!!!), que irá acontecer à meia noite de hoje neste mesmo BAT CANAL (espero que você venha a cerrar fileira com os milesistas, senão tô frito!!!!).<br />Mais detalhes, leia os últimos comentários postados no jazzbackyard.<br />Grande abraço!!!!!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-6103704949164589922009-06-06T18:22:48.074-03:002009-06-06T18:22:48.074-03:00Prezado Èrico,
Prezado Érico,
diante de seu apr...Prezado Èrico,<br /> <br />Prezado Érico,<br /><br />diante de seu apreço pelo contrabaixo acústico e seus instrumentistas breve um cd q comprei na Europa há dois meses irá dirigir rota em caminho a São Luiz.Ele se encontra ,por feliz coincidência,no cd player do meu carro e o tenho ouvido na ida e retorno ao trabalho nessa semana.Quanto ao disco referido do Clarke é seu primeiro disco "complete acoustic" q realiza na carreira e chama-se “Jazz in the Garden”(selo Heads Up).Tem forma de trio de rítmico e conta com a jovem pianista japonesa Hiromi e o grande baterista Lenny White.Clarke havia tocado quase predominantemente o contrabaixo acústico num trabalho prévio em 1994 com Jean Luc Ponty e Al di Meola chamado Rite of Strings q esteve na época em São Paulo e contou com a presença do seu amigo na platéia.edúnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-80942837319583389102009-06-06T15:47:06.721-03:002009-06-06T15:47:06.721-03:00Sras. e Srs. este é o meu amigo Edú!!!!
Bravo! Bra...Sras. e Srs. este é o meu amigo Edú!!!!<br />Bravo! Bravo! Bravo!<br />Confesso que não gosto muito da sonoridade do baixo elétrico em um contexto jazzístico, daí porque os incensados Jaco Pastorius e Stanley Clarke (Edú, você sabe alguma coisa sobre o novo disco dele, parece que é acústico?!?!) não estão entre os meus favoritos.<br />Já o Swallow é diferente - ele imprime uma sonoridade acústica no baixo elétrico que é muito interessante e ainda consegue soar, algumas vezes, como uma guitarra (tenho o Fly Away Little Bird, do Jimmy Giuffre e dá prá jurar que o cara tá tocando guitarra em algumas faixas) - é um dos poucos que consigo ouvir com atenção (Pastorius também sabia fazer isso, mas creio que opção não usava muito esse recurso).<br />John Clayton e Richard Davis (viu a foto dele no slide ao lado?) - grande dupla mesmo. No Brasil, além do Nico Assumpção, Luiz Alves e Jorge Hélder, gostei muito do Dudu Lima - esse sabe das coisas e vai longe!!!<br />Abraço fraterno!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-59891674567077014962009-06-06T15:15:26.496-03:002009-06-06T15:15:26.496-03:00por conspiração do destino e sorte, dos nomes cita...por conspiração do destino e sorte, dos nomes citados em atividade assisti ao vivo 95% deles.Um dia ,por curiosidade, dividia um cafezinho com o Luiz Chaves e senhora na loja de discos de um amigo comum.Por irrefreável curiosidade, perguntei qual era seu contrabaixista brasileiro e estrangeiro favorito emendando que, na minha modesta opinião, os dois maiores brasileiros eram ele e o Luiz Alves.Ele brincou dizendo "lembra q Luiz q vc esta conversando é o Chaves” (rs,rs,rs).Para o Luiz Chaves , de sua própria voz, o Mc Bride era o mais "swingueiro" da geração recente.Mas norteava, porém, sua preferência pessoal nos estrangeiros pelo John Clayton e o Richard Davis ( com q chegou a ter laços de amizades).O brasileiro foi o Nico Assumpção( de quem o Luiz foi professor).Comprovando a irreversível tese q :” os grandes se reconhecem".O Patitucci - q conheci pessoalmente e foi um dos músicos de jazz mais simpáticos q tropecei na vida - é um autodidata (sem demérito) e predecessor do Cohen nos grupos do Chick Corea .Sendo, por isso, extremamente versátil e competente no elétrico como no acústico.O Luiz gostava, como eu, bastante dele.Do acústico, nos músicos estrangeiros em atividade fico com o Ron Carter pela longevidade,sonoridade cheia e prolongada e franca produtividade. No elétrico, o Steve Swallow (provavelmente o maior de todos os tempos no instrumento – é o único deles a extrair uma sonoridade próxima da acústica, quando necessário, num instrumento “plugado”.A melhor performance q assisti na vida foi do Curtis Lundy.Bem aventurado o jazz q apresenta tamanho leque de opções.Bom final de semana a todos.edúnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-48467578121649835042009-06-06T13:42:28.156-03:002009-06-06T13:42:28.156-03:00Valeu, Celi.
E hoje à tarde, como vai ser? Posso m...Valeu, Celi.<br />E hoje à tarde, como vai ser? Posso mandar estender o tapete vermelho?<br />Grande Salsa, isso é que é presente.<br />Abraços a ambos!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-21176394787533562812009-06-06T13:35:55.884-03:002009-06-06T13:35:55.884-03:00É comovente a elegância do contrabaixo. Bela escol...É comovente a elegância do contrabaixo. Bela escolha para realçar o sonoridade do instrumento.<br />Abraços!Celijon Ramoshttps://www.blogger.com/profile/17882684630257605304noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-90483446050833003772009-06-06T12:01:09.400-03:002009-06-06T12:01:09.400-03:00Graças aos amigos, já estou com cópias de dois dis...Graças aos amigos, já estou com cópias de dois discos do Vinnegar.Salsahttps://www.blogger.com/profile/13939329636696409418noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-26475580533745525142009-06-06T11:57:20.897-03:002009-06-06T11:57:20.897-03:00Mestre Guzz,
Folgo em vê-lo. Felizmente a tradição...Mestre Guzz,<br />Folgo em vê-lo. Felizmente a tradição inaugurada pelos veneráveis Pops Foster e Slam Stewart, nos heróicos tempos do diexeland, está muito bem representada nos dias atuais, com herdeiros à altura.<br />Grande abraço!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-81905167986033434412009-06-06T11:51:48.786-03:002009-06-06T11:51:48.786-03:00beleza de contrabaixo!
esse vai pra conta aqui, ta...beleza de contrabaixo!<br />esse vai pra conta aqui, talvez até tenha alguma coisa dele aqui como sideman<br /><br />uma assinatura de Ray Brown no estilo, preciso, se colocando a frente, uma escola de walking bass <br /><br />e disse tudo Mr Erico, McBride é o nome do contrabaixo hoje, assim como Patittucci que também navega pelo baixo elétrico nos mares fusion<br /><br />abs,Gustavo Cunhahttps://www.blogger.com/profile/07958124038936036399noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-26132998188838807342009-06-06T10:28:53.363-03:002009-06-06T10:28:53.363-03:00Grande lembrança, Mr. Edú.
O Luiz Chaves está entr...Grande lembrança, Mr. Edú.<br />O Luiz Chaves está entre os maiores do mundo no instrumento e agora deve estar arrebentando naquele lugar onde as jam sessions jamais terminam. Além do Pettiford (tido e havido como o maior deles) e NHOP, Ray Brown, Paul Chambers e Red Mitchell completam o meu time dos sonhos "baixísticos".<br />Prá aumentar sua dúvida quanto àqueles em atividade, mais dois nomes: Christian McBride e John Patitucci.<br />Grande abraço - comentário escrito ao som de Cannonball Adderley, disco "Nippon Soul".Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-49795012516996513592009-06-06T04:08:49.258-03:002009-06-06T04:08:49.258-03:00Victor Feldman já tem lugar assegurado no “hall of...Victor Feldman já tem lugar assegurado no “hall of fame” do jazz seja como pianista , vibrafonista ou compositor do espetacular tema Seven Steps to Heaven q Miles Davis embarcou em carona como parceiro de forma oportunista.A dimensão física do contrabaixo acústico , por vezes , é “acolhido” nos braços, dedos e dorso de pessoas da mesma dimensão de caráter e fidalguia.Recordo da inesquecível figura de Luiz Chaves(provavelmente o maior instrumentista brasileiro de todas as épocas).A propósito, dos grandes,Oscar Pettiford foi o maior deles.Após sua morte,NHOP assumiu lugar estabelecendo parâmetros quase inatingíveis aproximando sua sonoridade,devido ao seu virtuosismo, próxima ao violoncelo.No momento, ando indeciso entre o Avishai Cohen e o Ron Carter entre os em atividade.edúnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-59684972977819692282009-06-05T16:09:02.790-03:002009-06-05T16:09:02.790-03:00Grande Figbatera e Rodrigo (cara, é sempre muito b...Grande Figbatera e Rodrigo (cara, é sempre muito bom falar com você, mesmo que seja só pelo cyverespaço),<br />Prazer tê-los aqui. Vocês é que fazem esse blog acontecer - eu sou só o síndico (ou seria cínico?).<br />Rodrigo, seja mais que bem vindo - estamos com saudades de você - aproveita e dá uma passada aqui, cara!!!!<br />Um fraterno abraço a ambos!!!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-40998558635327655802009-06-05T16:04:32.272-03:002009-06-05T16:04:32.272-03:00Ola amigo Érico!!
Parabens pelo blog!! Sao Luis r...Ola amigo Érico!! <br />Parabens pelo blog!! Sao Luis realmente cada vez mais exportando cultura para o mundo... Meu conhecimento de jazz se resume a uns poucos discos e a trilha sonora de O talentoso senhor Ripley :) Mas vou acompanhar aqui! <br /><br />Abraço de Recife, <br />Rodrigo Samico.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04492779540884401468noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-85930611684616218022009-06-05T15:54:09.376-03:002009-06-05T15:54:09.376-03:00Com o Jazzseen + Quintal do Jazz + CJUB + este blo...Com o Jazzseen + Quintal do Jazz + CJUB + este blog é que vou conhecendo e aprendendo mais coisas sobre a música e os músicos do jazz; cada resenha (de qualquer deles) enriquecida pelos comentários dos outros mestres é sempre uma aula, uma descoberta, um prazer de leitura e audição.figbaterahttps://www.blogger.com/profile/05616406794055412420noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-57360839710526156512009-06-05T15:42:24.775-03:002009-06-05T15:42:24.775-03:00Grande Pituco!!!
Que bom augúrio tê-lo aqui conosc...Grande Pituco!!!<br />Que bom augúrio tê-lo aqui conosco. Pois saiba que exatamente hoje, recebi o cd (polêmico) do Sardaby - excelente!!!<br />Pena que esse seu projeto tenha sido rejeitado - temos uma dívida enorme com nossos grandes músicos e pouco sabemos de suas histórias de vida, produção musical, influências recebidas. Pense em Custódio Mesquita, Geraldo Pereira, Lamartine Babo, Newton Mendonça, entre outros mais e os nossos arquivos são incompletos e/ou inconclusivos.<br />Não obstante, se você quiser dividir o resultado de suas pesquisas aqui no JAZZ + BOSSA, podemos conversar e amadurecer a idéia.<br />Grande abraço!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-52715916742989458482009-06-05T12:39:46.299-03:002009-06-05T12:39:46.299-03:00érico,
visito, frequentemente, esse teu blog...pir...érico,<br />visito, frequentemente, esse teu blog...piramidal.<br /><br />muito se ouve(seleção deliciosa),concomitante se lê (resenhas primorosas).<br /><br />permita-me um adendo, aqui...<br /><br />no final da década de 80,apresentei um projeto a várias entidades culturais,exatamente,na tentativa de preservar a história dos músicos brasileiros...assim como os jazzófilos fazem com os instrumentistas do gênero.<br /><br />por tanta falta de interesse e 'pouco caso', resolvi seguir a dica do maestro jobim...a única saída foi o aeroporto(e como não fui o primeiro e nem serei o último, não apaguei a luz...rs)<br /><br />amplexossonorospitucohttps://www.blogger.com/profile/12442711128988245359noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-25534420607942852552009-06-05T10:09:21.340-03:002009-06-05T10:09:21.340-03:00Concordo com você, Apóstolo.
É um disco que pode r...Concordo com você, Apóstolo.<br />É um disco que pode rolar na vitrola por horas seguidas que você não se preocupa em tirar, só em ouvir.<br />O Carl Perkins teve uma vida (e uma morte) trágica - álcool, drogas, etc. Um grande talento que se foi cedo demais. Só tenho coisas dele como sideman do pessoal da West Coast, nada como líder. Aceito sugestões para novas aquisições - vindas de você e do pessoal do CJUB são do tipo que se compra de olhos fechados!!!!<br />Grande abraço!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-381354162511287442009-06-05T09:12:18.469-03:002009-06-05T09:12:18.469-03:00Prezado ÉRICO:
Excelente resenha, excelente escolh...Prezado ÉRICO:<br />Excelente resenha, excelente escolha de gravação, a meu juizo a melhor de LEROY VINNEGAR.<br />Sem entrar em polêmicas, VICTOR FELDMAN é um senhor músico em qualquer instrumento e, nessa gravação, está muito bem (me agrada mais seu solo em "On The Sunny Side Of The Street"); lembro sua notável gravação "Suite Sixteen" de 1955.<br />O time que acompanha VINNEGAR dispensa comentários, todos ótimos, sendo que CARL PERKINS e TEDDY EDWARDS são cracaços.APÓSTOLOhttps://www.blogger.com/profile/07088189273387434172noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3394842302928607105.post-26346680092957350342009-06-05T01:36:11.013-03:002009-06-05T01:36:11.013-03:00Muito bem lembrado, Mr. Lester.
Jimmy Blanton pode...Muito bem lembrado, Mr. Lester.<br />Jimmy Blanton pode ser considerado o "pai" do contrabaixo moderno. Não é à toa que o Duke prestou-lhe a belíssima homenagem no This One's For Blanton, chamando um dos seus mais talentosos discípulos paraa acompanhá-lo, o grande Ray Brown.<br />Grande abraço!Érico Cordeirohttps://www.blogger.com/profile/01274185216381402049noreply@blogger.com